Pular para o conteúdo principal

A regional do Sebrae em Chapadinha, realiza o "Fórum de Sustentabilidade do Baixo Parnaíba"





                            Blog Naiane Rodrigues


Aconteceu na última quinta-feira, 19, no auditório da Unidade Regional do Sebrae em Chapadinha, o "Fórum de Sustentabilidade do Baixo Parnaíba", o evento reuniu cerca de 90 pessoas, e teve caráter técnico, com o objetivo de disseminar conhecimentos relacionados à sustentabilidade dos pequenos negócios.


Na platéia, diversas autoridades do município e região, como o secretário de Meio Ambiente de Chapadinha, Edgerson Cunha; o secretário de Agricultura de Anapurus, Gerverson Kerber; a secretária de Agricultura de Buriti, Maria Santana; a secretária de Agricultura de Urbano Santos, Priscila Faustino. A gerente da Unidade de Soluções e Interlocuções do Sebrae estadual, Keila Pontes, representou a Diretoria Executiva da instituição.





Na solenidade de abertura, o gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim, destacou que a sustentabilidade não é apenas uma preocupação com o meio ambiente, mas é uma temática de interesse, também, dos pequenos negócios que têm apreendido a otimizar os recursos por meio de processos inovadores.


O Fórum tem caráter técnico e o objetivo de disseminar conhecimentos relacionados à sustentabilidade dos pequenos negócios, respeitando os critérios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada em setembro de 2015. O ODS contém 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.







Ciclo de Palestras

A produtora da cidade de Anapurus, Rosário Del Pilar, mais conhecida como "Peruana", é atendida pela regional do Sebrae em Chapadinha e apresentou as práticas sustentáveis que fizeram sua propriedade crescer, como a adubação orgânica, o manejo de solo, a reutilização da água na irrigação, dentre outras.

Em 2005 começei o cultivo em uma pequena horta, como forma de gerar renda, e vendia meus produtos de porta em porta.  Foi um período difícil e, por isso, busquei ajuda para me capacitar e saber como cuidar da minha propriedade. O Sebrae sempre me deu muito suporte, já participei de diversos cursos e até hoje recebo acompanhamento, que é fundamental para o meu aprendizado e o crescimento da minha produção. Hoje, cultivamos alface, cheiro verde, pimenta de cheiro, macaxeira, milho, quiabo, abóbora, maxixe, salsa, limão e outras culturas”, disse a produtora

Marcone Vieira Costa, de Chapadinha, também ministrou palestra contando a sua experiência com práticas sustentáveis na Agricultura. Houve ainda a palestra "Gestão da Água e Empreendedorismo", conduzida pelo presidente da Associação dos Filhos e Amigos de Chapadinha, Carlos Barromeu.

O Fórum contou também com a presença do pesquisador da Embrapa e inventor do Sistema Integrado de Produção de Alimentos (Sisteminha Embrapa), prof. Dr. Luis Guilherme. Ele falou sobre a criação do projeto e como o mesmo tem transformado a vida de agricultores, como a de José Santos, de Parnaíba (PI), que participou do evento e compartilhou sua experiência sobre essa tecnologia que permitiu ter em sua propriedade hoje 28 árvores frutíferas e criação de peixes, galinhas e porcos que servem tanto para consumo próprio como para comercialização.  

Plano de Sustentabilidade
Ao final do evento, foi elaborado um plano de ação em prol do desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis para Chapadinha e região. Entre as atividades propostas estão: a formação de gestores ambientais; palestras de sensibilização junto à comunidade; articulação de um Termo de Cooperação Técnica com a Embrapa para implantação do “Sisteminha Embrapa” na região; implantação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos nos municípios; dentre outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Chapadinha: Dois jovens foram presos pela polícia Militar portando arma de fabricação caseira.

Blog Naiane Rodrigues  Por: 16BTPM Na tarde desta última quinta-feira  (09/03/2017), por volta das 18:30 horas, a equipe Águia (policiamento de Motos) quando realizava rondas ostensivas no bairro Areal, avistou dois indivíduos em atitudes suspeitas, os mesmos ao avistarem os Policiais Militares empreenderam fuga, de imediato foi acionado outra viatura que deu total apoio, sendo feito um intenso acompanhamento tático por parte dos policiais, até conseguirem abordar os suspeitos. Após realizarem uma revista pessoal nos indivíduos, encontraram uma arma de fogo de fabricação caseira estilo Pistola, calibre .22 municiada. Foram presos Valdeon de Almeida Nascimento, 26 anos de idade, Francisco das Chagas V. Conceição, 19 anos de idade, ambos residentes em Chapadinha, e após averiguações foi constatado que os mesmo são suspeitos de vários assaltos ocorridos na cidade, conforme foto de uma câmera instalada em uma loja. Os conduzidos juntamente com a arma de fogo, e a

Jovem é encontrada degolada na Cidade de Miranda do Norte-Ma.

Por: Naiane Rodrigues  O corpo de uma jovem identificada como Vitória Alexcia Rodrigues Brandão  de 17 anos, moradora da Rua da Aliança n-2000 em Miranda do Norte, foi encontrado por populares na madrugada deste último sábado ( 26), na Avenida Gonçalves Dias, Bairro Novo, próximo ao campo de futebol. De acordo com as informações a vitima foi encontrada degolada e sem roupas na parte de baixo, Polícia investiga se houve estupro. O corpo da vítima foi levado para o Hospital Municipal Pedro Vera Cruz Bezerra, onde  seguiu para a perícia no Instituto Médico Legal – IML em São Luís. A policia segue investigando o caso.

Saiba quem foi a Chapadinhense que dançou "Forró Beijando" com Thúlio Milionário no Show da virada em Chapadinha

Blog Naiane Rodrigues O Show da virada em Chapadinha rendeu muitos comentários, além do grande público que foi a Praça do Povo prestigiar o evento, a atração principal arrancava suspiros da mulherada. O cantor beijoqueiro, como é conhecido atualmente, Thúlio Milionário, agitou a galera com o melhor da pisadinha.  Atrás do palco uma fila de mulheres aguardava ansiosamente para dançar "Forró Beijando " com Thúlio. Algumas dançaram,  mais somente duas garotas foram as felizardas da noite! Yanna Barbosa , foi uma delas. A Chapadinhense não perdeu tempo e arrancou beijos suculentos do cantor Thúlio Milionário. Não conseguimos identificar a segunda garota beijada. Yanna Barbosa Segunda garota beijada