Pular para o conteúdo principal

Juiz Manda Suspender Pesquisa Falsa de Belezinha.

Justiça Manda Suspender Pesquisa Manipulada

Por: Alexandre Pinheiro 

Blog Naiane Rodrigues 


A farsa durou pouco! A Justiça Eleitoral acaba de proibir a divulgação da pesquisa de Belezinha por considerá-la manipulada e com indícios de ser falsa.
A falsidade da pesquisa foi comprovada com base no próprio registro e na divulgação. Na divulgação o juiz Cristiano Simas estranhou divergências entre eleitores supostamente ouvidos com os mencionados da divulgação. “A primeira refere-se ao número de entrevistados.  Enquanto que no folheto divulgado consta a informação de que foram realizadas 375 (trezentos e setenta e cinco) entrevistas, no arquivo encaminhado à Superior Corte Eleitoral consta que, na verdade, foram entrevistadas 357 (trezentas e cinquenta e sete) pessoas (fl.18)", observou o juiz.

Em outro dado do registro da pesquisa surge a dúvida de que ela tenha sido realizada mesmo, pois a data da coleta de dados aponta o mês de junho.  “Se não bastasse esse fato, consta ainda do documento de fl. 20, que trata do Registro de Pesquisa de Opinião Pública, que a contratação da empresa deu-se em junho de 2016, cujo período de aferição dar-se-ia entre os dias 25 a 26 de setembro do ano em curso, data destoante do apresentado quando da divulgação da pesquisa”, apontou o magistrado. “Em sendo assim, há fortes indícios de manipulação de dados o que, por logicidade, retira da pesquisa mencionada seu caráter de fidedignidade estatística, tomando-a imprestável para o fim a que se destina”, completou Cristiano Simas.


Constatados os indícios de falsidade o juiz mandou suspender a divulgação da pesquisa que apontava vantagem de Belezinha. “Diante do exposto, concedo a liminar requerida e determino a imediata suspensão da divulgação do resultado da pesquisa impugnada, na forma requerida, sob pena da multa prevista no artigo 17 da suso mencionada Resolução, sem prejuízo da eventual responsabilização penal eleitoral” determinou a Justiça Eleitoral.

Procurado por nossa reportagem o advogado Fabyo Lima, que representa Magno Bacelar comentou a decisão. “As pesquisas eleitorais visam avaliar desempenho, potencial e aceitação de candidatos e, por isso, constituem poderoso instrumento para induzir e convencer eleitores a definirem seu voto. A manipulação, de modo a levar a erro o eleitorado e a beneficiar determinada candidatura, ocasiona grave lesão à legitimidade do pleito e à paridade de armas. Atitude reprovável, antidemocrática, caracterizando claro desrespeito ao eleitorado de Chapadinha”, finalizou o advogado.


Após a decisão a Polícia Federal foi acionada para garantir o cumprimento da sentença e coibindo a divulgação da pesquisas manipulada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATOR DO FILME CIDADE DE DEUS, INCORPORA O PERSONAGEM E SE TORNA BANDIDO NA VIDA REAL

Blog Naiane Rodrigues  O ex-ator Ivan da Silva Martins, 34 anos, que interpretou o criminoso Ivanzinho no filme Cidade de Deus, acabou incorporando o papel criminoso à vida real. Anos após o sucesso do filme, Ivan se tornou foragido da justiça do Rio de Janeiro, possuindo cinco passagens criminais, sendo conhecido na vida real como "Ivan o terrível." Seu primeiro prontuário, foi um roubo de automóvel na Barra da Tijuca, zona Oeste, onde com emprego de arma de fogo, Ivan tomou a força o automóvel, fato este que aconteceu no mesmo mês que terminam as filmagens de Cidade de Deus. Ivan cumpriu a pena, mas foi preso novamente assim que saiu da cadeia, ocasião em que estava roubando uma joalheira. Posteriormente foi processado por ameaça e recentemente por formação de quadrilha, motivo pela qual se encontrava foragido. Havendo ainda outra acusação de roubo.

Em Chapadinha: Dois jovens foram presos pela polícia Militar portando arma de fabricação caseira.

Blog Naiane Rodrigues  Por: 16BTPM Na tarde desta última quinta-feira  (09/03/2017), por volta das 18:30 horas, a equipe Águia (policiamento de Motos) quando realizava rondas ostensivas no bairro Areal, avistou dois indivíduos em atitudes suspeitas, os mesmos ao avistarem os Policiais Militares empreenderam fuga, de imediato foi acionado outra viatura que deu total apoio, sendo feito um intenso acompanhamento tático por parte dos policiais, até conseguirem abordar os suspeitos. Após realizarem uma revista pessoal nos indivíduos, encontraram uma arma de fogo de fabricação caseira estilo Pistola, calibre .22 municiada. Foram presos Valdeon de Almeida Nascimento, 26 anos de idade, Francisco das Chagas V. Conceição, 19 anos de idade, ambos residentes em Chapadinha, e após averiguações foi constatado que os mesmo são suspeitos de vários assaltos ocorridos na cidade, conforme foto de uma câmera instalada em uma loja. Os conduzidos juntamente com a arma de ...

Veja como foi a participação da Escola infantil "Paraíso do Saber" no ato cívico 7 de Setembro!

Blog Naiane Rodrigues  Pelo terceiro ano consecutivo à escola infantil da rede particular de ensino Paraíso do Saber seguiu a tradição de levar os pequenos alunos para o desfile do 7 de Setembro em Chapadinha. Acompanhados do corpo docente da escola, os pequenos levaram para avenida toda beleza da cultura. Destaque em Segurança, literatura brasileira, Educação e Conhecimento, temas que abrinhantaram à apresentação no ato cívico. A solenidade foi realizada pela prefeitura na manhã da última quinta-feira  (07).